Clique aqui e visite suas fantasias

Histórias do Chifrudo Solitário de Brasília


O nome oficial varia - Solaris, Solarius, Solarium -, mas é o apelido que predomina. O Chifrudo é um aobra de arte que o governo francês deu de presente a Brasília para representar "a audácia e o gênio dos homens" que construíram a Nova Capital

Ele está instalado quase na divisa entre Goiás e o Distrito Federal na BR-040 (saída para MG, SP e RJ) e o local foi escolhido por Niemeyer e Lúcio Costa, com a idéia de marcar a entrada da nova capital para quem vinha do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Durante muito tempo, quem vinha de BH ou do Rio sabia que estava chegando a Brasília quando via ao longe o Chifrudo e muitos paravam ao lado do monumento para tirar a primeira foto na nova Capital.

O Chifrudo não está mais sozinho no cerrado, pois agora tem como vizinhos as cidades de Valparaíso de Goiás e o viaduto para entrada em Santa Maria-DF, e por último, muitos condomínios tanto no estado vizinho de Goiás como no DF também.

O monumento representa o desbravador com uma espada às costas e tendo no tórax duas partes cônicas que simbolizam a dieía do desbravamento, conforme explicou o escultor francês Angel Fachi, durante a montagem da obra. a peça de 15m de altura e 10 toneladas tem estrutura em ferro com preenchimento em lã de vidro e chapas galvanizadas. Há muito, a obra perdeu a cor rude do concreto e ganhou um azul inexplicável

3 comentários: